Artigo - Astrologia e os Medos
Revista Woman Gloss - edição Novembro 2015
por Isabel Antunes

Teme mudanças radicais na sua vida, preferindo que tudo fique como está? Tem medo de não obter o reconhecimento devido? Todos receamos alguma coisa e, a Astrologia pode dar um contributo importante, dando-nos mais consciência de nós e permitindo-nos lidar melhor com essas inseguranças e receios.
Por Isabel Antunes

A Astrologia é uma valiosa ferramenta que temos ao nosso alcance, e nos ajuda a compreender, de forma muito completa e profunda, quem somos, quais são os nossos desafios e oportunidades, o nosso propósito de vida, porque certas situações acontecem, entre muitas outras questões.
Também os nossos receios e medos podem ser identificados e compreendidos através da análise do signo onde se encontra o planeta Saturno no nosso mapa astrológico. Este planeta simboliza, entre outras questões, os nossos medos, receios, bloqueios, limitações e frustrações. Claro que, para uma análise mais completa sobre este tema, outros elementos do mapa devem ser analisados.
É importante procurarmos entender quais são os nossos medos e receios, perceber o que está por detrás deles e qual a sua origem, pois assim estamos muito mais apetrechadas para lidar com vários desafios da nossa vida, de uma forma mais construtiva e positiva. Procurarmo-nos tranquilizar, nem que seja através de exercícios de relaxamento, e confiarmos mais em nós, são dois ingredientes fundamentais.
Se não souber o signo onde está Saturno no seu mapa vá ao site www.astrologiatradicionalemoderna.net e obtenha o seu mapa astrológico gratuito. (O site foi mudado e temos agora um formulário na página principal para qualquer pessoa que queira poder obter o seu mapa astrológico)

Carneiro
Quem tem Saturno no signo de Carneiro tem por vezes medo de dar o primeiro passo, de agir e ter iniciativa. Há o receio de iniciar um novo projecto e poder arrepender-se mais tarde, pelo que há que manter o "pé no travão" não vá de repente avançar sem ter primeiro tudo pensado e repensado com cautela! Mas atenção, nada de medos e prudências excessivas. Há que confiar mais em si e, com coragem, pioneirismo e determinação, seguir em frente, avançando com os seus projectos, de forma mais consistente e sólida, mas a "todo o vapor".

Touro
Não gosta nada de escutar a palavra mudança, seja associado à sua vida pessoal ou profissional. Se tivesse uma varinha mágica certamente as suas palavras chave seriam permanência e estabilidade! Resiste a todas as possíveis mudanças, "agarrando-se" ao que lhe interessa, muitas vezes com um certo sentimento de posse, pois sente-se ameaçada quando algo importante foge ao seu controlo. Lembre-se que na vida nada é permanente, pelo que é fundamental ajustarmo-nos às mudanças, retirando o melhor que elas têm para nos dar.

Gémeos
Neste caso teme que as suas atitudes e palavras sejam mal interpretadas pelos que a rodeiam, pois detesta mal entendidos e sentir que está a dizer "alhos" e que estão a perceber "bugalhos"! Tem também imenso receio de numa conversa, qualquer que ela seja, imaginar que poderá não apanhar mesmo nada, a não ser "apanhar bonés", pois sentir que não está a compreender o que os outros lhe dizem deixa-a muito desconfortável. De qualquer forma é importante a trocar ideias com os outros, pois desta forma todos aprendemos e alargamos os nossos horizontes.

Caranguejo
Aqui os medos estão interligados com as suas emoções. Pode haver uma postura defensiva na tentativa de se auto-proteger e até pode achar que mais vale fechar "o compartimento das emoções" a "sete chaves" para não ter de lidar com sentimentos de culpa, remorsos ou quaisquer outros desconfortos e dores emocionais que, enquanto não os enfrentar, vão surgir quando menos espera. Ao mínimo sinal de perigo tende a volta-se para dentro de si pois, no seu ponto de vista, esse é ainda o lugar mais seguro neste planeta.

Leão
Não ser reconhecido e valorizado pelos outros cria-lhe um grande descontentamento e receio, que normalmente não mostra. Sente uma constante necessidade de provar o seu valor, de brilhar pelas suas qualidades pois "morre de medo" de não ser apreciado pelos outros. Muitas vezes deixa de ser espontânea, de mostrar naturalmente quem é e opta por expressar aquilo que na sua cabeça acha que os outros valorizam mais, refugiando-se atrás de máscaras e representando personagens que não têm necessariamente a ver consigo.

Virgem
Perfeccionista incurável teme sempre que algo possa sair mal nos seus projectos pessoais e profissionais, mesmo que seja um simples pormenor. Tem receio que alguém descubra algum defeito, por mais microscópico que seja, naquilo que faz pois nessa altura o seu mundo pode desabar. Errar é algo que deseja que esteja a léguas de distância de si. Para não passar por situações de sobressalto é importante que seja mais tolerante consigo e com os outros pois é importante relembrar que nada neste mundo é perfeito.

Balança
A diplomacia, o tacto, o bom senso e as regras de etiqueta fazem parte do seu dia a dia, com toda a naturalidade, delicadeza e requinte. A questão aqui é que vive muito em função dos outros, sempre com medo de não agradar e, por vezes com o coração aos pulos, receosa de saber se "ficou bem na figura" no jantar de ontem à noite e se vai ou não ser convidada para a grande festa que se aproxima. Foge de situações de confronto a "sete pés" pois procura estar de bem com todos. No entanto é essencial relembrar que é muito difícil agradar-se a "gregos e a troianos"!

Escorpião
Decididamente não gosta de se expor pois tem receio de ser invadida e que descubram os seus "mundos" mais escondidos e secretos, o que a deixaria seguramente apavorada! Teme poder perder o controle e perder-se no meio das suas emoções "naufragando" nelas. Há normalmente receio de encarar de frente e sentir as suas emoções mais profundas e escondidas, com medo de se poder deparar com certas dores ou mágoas, há muito "esquecidas", pelo que pode ter a tendência de colocar as emoções "debaixo do tapete" para não voltarem a ser sentidas!

Sagitário
Quem tem Saturno no signo de Sagitário tem dificuldades e receios em acreditar e confiar em si mesma e nas suas capacidades, nos outros e em ter espírito positivo. Há também aqui alguma rigidez ao nível de crenças e princípios que, sendo em demasia, poderão tornar-se "pesos" excessivos para si. De vez em quando é necessário perder o medo do desconhecido e, com espírito e energia positiva, confiar e lutar pelos seus ideais e assim ter maiores possibilidades de realizar os seus sonhos que contribuem certamente para se sentir mais feliz e realizada.

Capricórnio
Fica receosa e com medo de não conseguir alcançar as metas a que se propôs, sobretudo se algo contrariar os planos que fez para concretizar os seus objectivos, e nessa situação pode mesmo perder o "norte". Há que planear tudo com antecedência e com alguma cautela pois atingir os objectivos concretos que definiu é absolutamente vital para si. É detentora de uma grande capacidade de planeamento e concretização e tem consciência que tudo se conquista com esforço e perseverança pelo que, com esta postura, pode ir longe.

Aquário
Viver no mundo onde todos pudessem ser livres e independentes faria com toda a certeza as suas delícias pois tem sempre um receio latente de perder a sua liberdade. Excessos de controle, ciúmes e cobranças fazem-na desaparecer do mapa aterrorizada. Por vezes pode ser um pouco rígida ao nível das suas ideologias e teorias que até podem ser totalmente diferentes do habitual, que para si não lhe faz diferença. Aquilo que receia é poder sentir-se, de algum modo, descriminada por ser, em algum aspecto, diferente do comum. Lembre-se que a riqueza está na diversidade!

Peixes
Aqui entramos no mundo das emoções, da sensibilidade e do sonho. O seu maior medo é de se entregar a algo, que pode ser alguém ou um projecto pessoal ou profissional, e tudo se diluir e desfazer, como uma nuvem que passa e não deixa rasto. Há que estar atenta pois quando se sente insegura surge por vezes, no seu intimo, o desejo de fuga à realidade como forma de escapar das situações desafiantes com que se depara, envolvendo-se numa doce fantasia polvilhada de sonhos que a fazem viajar para o paraíso.

Todos os temas apresentados neste artigo podem ser aprendidos com maior profundidade e de forma mais completa no curso de Astrologia Tradicional e Moderna.

Partilhe isto
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on LinkedIn0Email this to someone