Artigo - Astrologia e Conflito
Revista Woman Gloss - edição Outubro 2015
por Isabel Antunes

Numa situação de tensão ou agressão, são várias as reacções possíveis: há quem tente ignorar; quem cale e, portanto, consinta; quem opte por conversar, procurando chegar a um consenso; e quem, pura e simplesmente, perca a cabeça. Também nesta matéria o mapa astral se revela uma importante ferramenta para uma melhor compreensão dos outros e de nós próprias.
Por Isabel Antunes

Segundo a mitologia romana Marte é considerado o Deus da guerra e na Astrologia simboliza a forma como agimos e funcionamos numa situação de conflito. Marte representa também a auto-afirmação, conquista, coragem, audácia e também a impaciência, competição, ira, violência e destruição.
Também neste tema a Astrologia pode dar-nos valiosas pistas, permitindo-nos descobrir mais sobre nós e todos os que nos rodeiam, minimizando qualquer possível situação de conflito.
Neste tema o importante é estarmos atentos, evitando situações de tensão que levam ao desgaste, nada saudável. O melhor mesmo é procurarmos compreender o que está por detrás das nossas atitudes e comportamentos, bem como dos que nos rodeiam, tentando clarificar possíveis mal entendidos e procurando colocarmo-nos "nos sapatos do outro". Evitamos assim tensões e caminhamos para uma vida com mais harmonia e bem-estar.
Para uma análise mais completa sobre este tema, outros elementos do mapa devem ser analisados. Se não souber onde está o Marte no seu mapa nós informamos, basta que envie um email (ver endereço na página ao lado) com data, hora e local de nascimento.

Marte em Carneiro

Quem tem Marte no signo de Carneiro geralmente consegue o que quer! É detentora de garra e muita energia, tem grande capacidade de conquista, audácia e ousadia, o que a ajuda a alcançar as suas metas. Numa situação de conflito afastem-se pois é explosiva, destemida, reactiva e por vezes agressiva. Vai onde é necessário ir pois ninguém se atreva a desafiá-la que lança logo as suas armas de forma audaz e frontal. Gosta de situações que a desafiem e a estimulem a agir. É empreendedora e pioneira, líder, impulsiva e impaciente, lançando-se de cabeça em tudo o que faz. O seu lema é já, pois senão é tarde demais.

Marte em Touro

Devagar se vai ao longe, diz quem tem Marte em Touro. Dona de uma grande determinação, perseverança e ponderação está disposta a agir com persistência pelo que quer, mesmo que para isso tenha de aguardar algum tempo, pois prefere actuar com calma e prudência. Perante um conflito é comum precisar de tempo para "digerir" e, com segurança e cautela, escolher a melhor altura para se lançar e enfrentar a tensão. Por vezes nada diz, permitindo que o "copo vá enchendo", mas quando derrama temos um verdadeiro terramoto!

Marte em Gémeos

Adora falar e trocar ideias e tem sempre respostas prontas na ponta da língua! Normalmente até responde antes mesmo de escutar por completo a pergunta, pois a sua mente fervilha a mil à hora. Afirma-se de forma verbal pois a sua energia é muito mental. Expressa a sua agressividade através da comunicação, entrando facilmente em discussões, onde não consegue calar-se e é muito argumentativa.
Adora variedade e poder fazer várias tarefas em simultâneo. Ver televisão enquanto fala ao telefone com a amiga, espreita na internet as últimas notícias do dia e pergunta à vizinha da frente o nome do tal restaurante simpático.

Marte em Caranguejo

Muito sensível e receptiva ao exterior pode sentir que os outros a magoam com facilidade. Normalmente oculta as suas mágoas, "travando a fundo", pois tem dificuldade em "deitar cá para fora" as emoções, e expressar o que lhe vai na alma, recolhendo-se no seu mundo, onde procura conforto e protecção. Mas, subtilmente e como se não fosse nada consigo, "não mostra o jogo" e ataca pelas emoções, mas de forma indirecta e disfarçada, fazendo o outro sentir-se mal, culpado ou arrependido. De forma certeira, perspicaz e subtil sabe onde e como atacar.

Marte em Leão

Os outros que se afastem pois quando se irrita ninguém a pára! Avança com firmeza e força, colocando "as garras de fora", sem dó nem piedade. Afirma-se com honra e intensidade, assume o que quer de forma directa e transparente, impõe-se e por vezes domina, provocando uma tempestade. Tudo tem de ser em grande escala, nem que seja na sua imaginação. Cuidado para não pecar pelo exagero. Tem energia para dar e vender, capacidade de liderança, espírito independente e audaz, entusiasmo e dinamismo para tomar decisões que a levam a alcançar os seus objectivos.

Marte em Virgem

Aqui entramos no mundo do rigor e da perfeição onde nenhum pormenor escapa, pelo que se alguém de alguma forma a agride, até pode no momento nada fazer, mas não espera pela demora. Analisa com rigor toda a situação e, no momento oportuno, depois de ter tudo estudado e preparado, age pronta para desmontar tudo e mostrar que consigo não se brinca. O seu lado crítico pode desencadear discussões por vezes intermináveis. É muito exigente pelo que uma falha seria o inferno na Terra. Para si os detalhes sem dúvida fazem toda a diferença!

Marte em Balança

Em Balança vive-se a diplomacia e a harmonia pelo que Marte, associado à afirmação e acutilância, não se encontra aqui "na sua praia". Quem tem Marte neste Signo não gosta nada do confronto com os outros pelo que prefere sempre procurar chegar a um acordo, a um consenso, mesmo que para isso tenha que calar ou sacrificar um pouco da sua forma de estar. Não ficando, por vezes, satisfeita com as suas cedências, acaba por "lançar para o ar" umas indirectas, a ver se o outro percebe, mas sempre com toques de requinte, elegância e suavidade.

Marte em Escorpião

É intensa, profunda e emocional na sua forma de agir. Gosta de actuar pela calada e de forma misteriosa. Não mostra facilmente o que quer pois prefere esperar pelo momento certo para agir, sempre com a maior discrição possível. Tem tendência a comandar e controlar, é corajosa, determinada e firme e, quando quer algo, vai até ao fim, com obstinação e persistência, nem que tenha de "ir à China". Quando se sente ferida pode tornar-se perigosa pois dificilmente esquece e não desiste enquanto não toca "no ponto certo", mas sempre que possível com a maior das reservas e claro, "debaixo do pano".

Marte em Sagitário

É directa, transparente, expressiva e independente. De acções fortes e determinadas acredita que é necessário arriscar para conseguir algo e não se intimida com recusas. De convicções firmes, luta pelos seus ideais com entusiasmo e inspiração, sempre em busca de novas conquistas. Tem um gosto especial pelo risco, adrenalina e aventura. Perante um conflito nada reprime e expressa, de forma aberta e frontal, tudo aquilo que lhe faz sentido para assim resolver a tensão instalada e poder partir para outras aventuras.

Marte em Capricórnio

Entramos no mundo da responsabilidade, sobriedade e disciplina. Sabe o que quer e não perde tempo com grandes "rodeios" e conversas pois a acção é dirigida, com tenacidade, para a concretização de objectivos definidos e concretos, estudados e planificados com todo o rigor. Perante uma tensão há que ser racional, funcional e cautelosa pois é preciso haver uma razão prática para tudo o que faz. Tendencialmente ponderada e premeditada, precisa normalmente de tempo para "digerir" qualquer conflito não vá ter uma atitude da qual se possa arrepender mais tarde.

Marte em Aquário

Quem tem Marte em Aquário age de forma decidida, calculada e determinada. Exige liberdade para fazer as coisas à sua maneira pois preza como ninguém a sua autonomia e independência. Tendencialmente de ideias fixas, há que ter cuidado para não estar sempre a "bater na mesma tecla".Quando algo corre mal e surgem tensões, analisa a situação racionalmente e diz o que pensa e considera estar certo, independentemente de gostarem ou não. Claro, se houver entendimento entre todos tanto melhor mas, caso não haja, paciência pois quando toma uma decisão ninguém o demove!

Marte em Peixes

Sensibilidade, empatia, emoção e fantasia são ingredientes que pairam à sua volta com muita facilidade. Quando age as suas emoções estão à flor da pele, pois de outra maneira não faria qualquer sentido para si. É idealista na sua forma de agir, procurando alcançar os seus sonhos preferidos. É verdade que por vezes se sente perdida sem saber bem se deverá "virar à direita ou à esquerda". Quando surge um conflito, se possível afasta-se "de fininho" pois guerras e combates não fazem de todo parte dos seus temas favoritos. Quando, sem se aperceber, já se encontra no meio da batalha é cautelosa, não impõe, insinua e avança de modo discreto e delicado.

Todos os temas apresentados neste artigo podem ser aprendidos com maior profundidade e de forma mais completa no curso de Astrologia Tradicional e Moderna.

Partilhe isto
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on LinkedIn0Email this to someone