Artigo - Astrologia e Aprendizagem
Revista Woman Gloss - edição Setembro 2015
por Isabel Antunes

O verão está quase a chegar ao fim e em breve regressaremos ao trabalho, tal como as crianças à escola. Concentração e aprendizagem farão parte dos nossos dias, independentemente da idade. Sabia que os astros também revelam a forma como a nossa mente funciona e adquirimos conhecimentos?
Por Isabel Antunes

A reentré está a chegar e com ela mais um ano lectivo reinicia com todas as suas actividades, recheadas de novas descobertas e aprendizagens, sejam elas de trabalho, de formação, escolares ou extra curriculares. Também neste tema a Astrologia pode dar-nos dicas úteis através da análise do planeta Mercúrio que simboliza a nossa mente, o pensamento, a capacidade de raciocínio e de aprendizagem e a comunicação. Claro que para uma análise mais completa sobre este tema outros elementos do mapa devem ser analisados.
É importante percebermos que todos nós temos estruturas e funcionamentos mentais distintos pelo que mais do que existirem dificuldades na aprendizagem, há sim diferentes formas de aquisição e compreensão de conhecimentos, pelo que o mesmo modelo de ensino não se adequa a todos.
Como, do ponto de vista da Terra, o Mercúrio nunca dista mais de 28º do Sol, significa que temos sempre o Mercúrio no signo onde temos o Sol, no signo anterior ou posterior.
Se tiver dúvidas em descobrir o signo onde está o Mercúrio no seu mapa astrológico nós informamos, basta que envie em e-mail (ver endereço na página ao lado) com data, hora e local de nascimento.

Carneiro

Com Mercúrio no signo de Carneiro a sua mente é ágil e está sempre em constante actividade, os pensamentos são velozes e por vezes veem em catadupa como “pipocas a saltar”. É despachada e por vezes impaciente pelo que nem sempre conclui as ideias que inicia pois não gosta de se submeter a processos demasiado demorados que podem tornar-se entediantes. Possui menos apetência por extensos períodos de concentração pelo que nos longos estudos há que encontrar estímulos e incentivos. Poder aprender com desafios, jogos e adrenalina será bem mais fácil e divertido!

Touro

Há que ter calma e tranquilidade a adquirir novos conhecimentos pois assim nada fica “colado com cuspo” mas sim com cola super forte e portanto não esquece o aprendido! Raramente tira conclusões precipitadas pois não se deixa levar pelo momento para avaliar algo, não vá depois ter de mudar de ideias. O raciocínio é determinado por tudo o que possui uma aplicação prática, pelo que o ideal, mesmo com as crianças, é criar jogos práticos e concretos, nem que seja pô-las nas compras a aprender as contas de subtracção e a perceberem quanto dinheiro lhes resta para os cromos da colecção preferida.

Gémeos

São donos de uma mente versátil, curiosa e ávida por variedade, que se lança em mil assuntos ao mesmo tempo, saltitando de tema em tema, num abrir e fechar de olhos. A facilidade de adaptação é um dos seus pontos fortes contudo deve ter cuidado com a superficialidade de pensamento pois não dá para se saber com profundidade 30.000 assuntos! São curiosas e adoram conversar pelo que ficar em silêncio numa formação ou numa daquelas reuniões que duram horas e é suposto apenas ouvir, é um grande desafio!

Caranguejo

Aqui a mente é mais subjectiva e imaginativa, guiando-se sobretudo pelo instinto e emoções do que pela razão. São boas ouvintes e costumam adaptar-se facilmente a pessoas de estilos diferentes. Nos processos de aprendizagem as emoções falam mais alto. É essencial sentir-se emocionalmente confortável para a aquisição plena de novos conhecimentos. Aqueles professores que apontam o dedo de forma dirigida e decidida e dizem “Maria pode responder à minha pergunta?; Francisco pode vir ao quadro fazer o exercício?” fazem-na “fugir a sete pés”!

Leão

De mente enérgica, activa e criativa, são pouco influenciáveis na sua maneira de pensar e muito entusiastas e expressivas na forma de comunicar. Adoram pensar em grande, têm tendência para lidar com os assuntos em termos gerais e amplos, dando menor importância aos pormenores e detalhes. Adoram destacar-se, pelo que numaformação, gostam de mostrar o quanto sabem e não se importam nada de ir ao quadro fazer um brilharete e arrasar! Se a aprendizagem estiver recheada de energia, entusiasmo e estímulos, onde possam expressar-se e dar largas à sua criatividade, então estarão seguramente no paraíso!

Virgem

Possuem as mentes mais brilhantes do zodíaco, pois o Mercúrio encontra-se muito forte quando está em Virgem. Tem uma mente racional, versátil, funcional, objectiva e com grande habilidade de raciocínio prático e de enorme capacidade de análise. Cuidado pois, devido à sua exigência e rigor, por vezes foca-se demasiado em detalhes e pormenores, perdendo a visão do todo. Se puder adquirir novos conhecimentos em ambientes organizados, com métodos de ensino estruturados, práticos, eficientes e detalhados então será perfeito!

Balança

Dotadas de aptidões artísticas, são gentis e atenciosas na sua comunicação, possuem uma mente racional, lógica e focada na harmonia, diplomacia e interacção com os outros. Gostam de avaliar todos os lados da uma questão, considerar os prós e os contras, antes de tomar uma decisão. Muitas vezes acabam caindo numa grande indecisão perdendo por vezes a oportunidade de acção. São sociáveis pelo que uma formação agradável e harmoniosa, onde os temas são abordados com simpatia e estética e os assuntos debatidos entre todos, fazem as alegrias de quem tem Mercúrio em Balança.

Escorpião

Perspicaz, penetrante e de percepção aguçada, poucas coisas escapam à sua atenção. Não se satisfaz em saber o que quer que seja “pela rama” pois gosta de ir ao fundo das questões, aprofundando para além do óbvio, como um raio-x. A determinação é um ponto forte, gosta de desafios e de desvendar mistérios ocultos. Tem uma mente de detective ou investigadora, pois analisa todos os factos com profundidade, não deixando nenhuma pedra por levantar na busca da verdade e de segredos escondidos.

Sagitário

Interessados por vários assuntos, têm sempre uma opinião a dar em qualquer situação. Cuidado com a tendência em impor a sua forma de pensar aos outros, que podem pedir-lhe para “ir pregar para outra freguesia”! Pode por vezes haver alguma dificuldade de ser flexível e analisar um assunto sob outros pontos de vista. Possuem uma mente idealista, são normalmente óptimistas e entusiastas na sua forma de pensar e aprendem de forma rápida. Debruçarem-se sobre temas com os quais de algum modo se identificam e encontram um sentido e um propósito, poderá resultar num enorme prazer intelectual.

Capricórnio

São pessoas de mente disciplinada, organizada e muito prática. Têm uma boa capacidade de concentração e uma mente focada na concretização de objectivos práticos e concretos que se propõem realizar. Ter uma agenda de última geração onde possa planificar, com todo o rigor, as fases do projecto e tarefas que necessita de executar, para alcançar a sua meta será com certeza uma dica de ouro! Aprendem sobretudo através de exemplos práticos e concretos pelo que uma formação “no terreno” teria com certeza lugar seguro na sua agenda.

Aquário

De raciocínio lógico e conceptual, possui uma mente racional e teórica, normalmente focada em ideologias, com grande capacidade de abstracção e amplitude de pensamento. Procura liberdade intelectual, não segue de todo “as massas”, pensa única e exclusivamente pela sua própria cabeça pois de outra forma não faria qualquer sentido! As suas ideias são muito sólidas e estruturadas, geralmente de “longa duração” pois podem mesmo ser exactamente as mesmas de há 20 anos atrás. Uma formação onde uma ideologia interessante para si seja abordada fará rapidamente parte da sua ordem de trabalhos.

Peixes

De imaginação fértil e tendência para sonhar acordado e devanear, cria filmes com os mais incríveis cenários e “castelos no ar”, com muita facilidade. A mente é emocional, por vezes vaga e oscilante, imaginativa e sonhadora. Atenção, pois pode deixar-se levar por ilusões uma vez que gosta de ir até ao “mundo da Lua” e ficar por lá a desfrutar, mas a falta dos “ pés assentes no chão” pode por vezes atrapalhar. No entanto, de vez em quando, poder ver a realidade como se de uma pintura se tratasse, com umas pinceladas artísticas fazem as delícias de quem tem Mercúrio em Peixes.

Todos os temas apresentados neste artigo podem ser aprendidos com maior profundidade e de forma mais completa no curso de Astrologia Tradicional e Moderna.

Partilhe isto
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on LinkedIn0Email this to someone